Menongue – Nove cooperativas de camponeses, três escolas de campos e 46 agricultores singulares de Menongue, no Cuando Cubango, beneficiaram, esta segunda-feira, de mais de quatro toneladas de sementes diversas e inputs, para o fomento da produção agrícola.
Do lote disponibilizado pela administração local consta sementes de milho, soja, feijão, arroz, massango, massambala, hortícolas diversas, bem como charruas de tracção animal, enxadas e catanas, adquiridos no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Em declarações à imprensa, o administrador de Menongue, José Ernesto da Silva, disse que a iniciativa visa incentivar os beneficiários a aumentar a produção e a produtividade na presente época agrícola 2023/2024, acção que terá sequência ao longo do próximo ano, em função da especificidade de sementes que se adaptam em tempo de seca.
O administrador local assegurou que mais cooperativas e associações de camponeses, num total de mais de 200 controladas, já beneficiaram recentemente de sementes e inputs agrícolas, concretamente das comunas do Missombo, Jamba Cueio e Caiundo.
José Ernesto da Silva disse que, no âmbito da implementação do PIDLCP, foi possível implementar outras actividades, consubstanciadas na construção de uma cerca no rio Kwebe, para evitar os ataques de jacaré à população de uma zona ribeirinha, a reabilitação, em curso, de escolas do I ciclo nos bairros Tomás, morro de vedação de uma escola no bairro Vitória e o centro médico no Caiundo.
Para a presente campanha agrícola 2023/2024, estima-se uma colheita de mais de 96 mil e 590 toneladas de produtos diversos do campo, através do envolvimento de 60 mil e 295 famílias camponesas, em 120 mil e 590 hectares de terras aráveis desbravadas. ALK /JSV/PLB