Sumbe - Nove cooperativas agro-pecuárias do Ebo, província do Cuanza Sul, receberam hoje, da Administração Municipal, mil pintos, no âmbito do repovoamento de aves de corte nas comunidades.
Trata-se das cooperativas Agri-jovem, dos Ex-militares, 4 de Abril, Ngana Mbongui, Ngana Carito, 1º de Maio, Lussabi, Mulheres Batalhadoras do Kicuete e comandante Arguelles.
A distribuição às cooperativas, nesta primeira fase, tem como finalidade a sua criação para posterior entrega às comunidades carenciadas, estando já seleccionadas 40 famílias na aldeia da Utepa que receberão 50 cada.
O director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, Floriano da Silva, destacou a importância da colaboração entre os beneficiários, a fim de se garantir maior produtividade ao projecto.
Já o Administrador municipal do Ebo, Wenga Franco, disse que continua a ser prioridade da administração local a execução de projectos no domínio agro-pecuário, por ser uma actividade que envolve a maior parte da população.
“ Estamos a fazer hoje o repovoamento de aves de corte para as comunidades, visando o combate à fome e à pobreza, com base no associativismo comunitário. Já construímos 15 capoeiras que receberão 50 galinhas cada com capacidade de, em sete meses, iniciarem a produção de ovos”, disse.
Exortou muita disciplina para que o projecto possa contemplar um maior número de famílias carenciadas.
O município do Ebo ocupa uma área de 2.410 quilómetros quadrados e tem uma população estimada em 158 mil e 51 habitantes, distribuídos pelas comunas de Condé, Ebo e Cassanje, que se dedicam essencialmente à actividade agro-pecuária.