Malanje- Duas cooperativas de camponeses da comuna de Cateco cangola, município de Calandula, beneficiaram de imputes agrícolas, com vista a impulsionar o aumento da produção e da produtividade, no âmbito do Programa Integrado de Combate à Fome e à Pobreza.
Dos meios entregues pelo administrador municipal, Mateus Vunge, destaca-se motobombas, pulverizadores, enxadas, catanas e outros utensílios, bem como sementes de hortícolas.
Com estes meios, as cooperativas beneficiárias “Kucula Kumoxi” e “Ngola Njoca” pretendem incrementar os respectivos plantios em cerca de 40 hectares, destinados a produção de mandioca, feijão, milho e diversas hortaliças.
De acordo com o administrador municipal, Mateus Vunge, apesar do apoio das autoridades locais, os agricultores ainda se debatem com dificuldades no escoamento da produção, em função da degradação das vias de acesso e da falta de transportes.
Garantiu que estes obstáculos serão ultrapassados a seu tempo, através de acções locais.
O director municipal da Agricultura, Bruno dos Santos assegurou que a Administração tem apoiado os camponeses na preparação e legalização de terras para a facilitação de créditos, visando alavancar a produção. PBC