Chibia – Sete cooperativas agrícolas de ex-militares na província da Huíla receberam igual número de tractores e suas alfaias, sábado, visando o fomento da agricultura mecanizada.
A primeira fase teve lugar em Janeiro último, no município de Quipungo, 120 quilómetros a leste do Lubango, e beneficiou cinco cooperativas agrícolas.
Trata-se das cooperativas Twei-Calunga, Songuile, Vatato Dichissola, Codega, Ngumbe Regedoria, Talei e Kaledi Nawa dos municípios de Quilengues, Caconda, Cuvango, Matala e Chibia.
Este acto foi antecedido de uma formação técnica e profissional proporcionada pelo Instituto Nacional de Pequenas e Medias Empresas (INAPEM).
Os meio foram entregues pelo secretário de Estado para Acção Social, Lúcio Gonçalves Amaral, para quem os tractores vão alavancar a produção agrícola.
Referiu que a distribuição dos tractores está a ser feita com auxílio do Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário (FADA), que está a financiar a aquisição dos primeiros 500 tractores, todos montados em Angola.
Para a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico da província da Huíla, Maria João Chipalavela, os ex-militares estão agora em condições de aumentar a produção e gerar excedentes de alimentos na região.
A província da Huíla controla mais de cinco mil ex-militares, inseridos em 200 cooperativas agrícolas,