Dala – A cooperativa agrícola Samahina, uma das localidades do município do Dala (Lunda-Sul), prevê colher nesta campanha agrícola 3,6 toneladas de soja, a razão de 600 quilogramas por hectare, disse hoje, sexta-feira, o seu presidente, Caneji Samahina.
Em declarações à ANGOP, no quadro do plantio deste grão, o responsável disse que foram cultivados seis hectares de terra, com apoio do Gabinete Provincial da Agricultura e Pesca.
Fez saber que os associados desmatam o espaço manualmente, pelo que, solicitam ao Governo apoio de máquina para ampliar a zona de cultivo.
Por seu turno, o administrador municipal do Dala, Lote Moutinho, explicou que a produção visa contribuir no aumento da oferta no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate á Pobreza (PIDLCP), tendente ao cultivo de cereais em grande escala, face à fertilidade dos solos da região.
Afirmou que reconhece os esforços envidados pelos membros da cooperativa, garantindo que continuará a apoiar com insumos e imputs agrícolas, desbravação de terra, para que haja de facto aumento e diversificação do plantio.
A cooperativa foi criada a 12 de Agosto de 2021 e conta com 105 membros, entre ex-militares, idosos e jovens.
A mesma além da soja, cultiva igualmente o milho, feijão e mandioca.
O município do Dala, que dista a 145 quilómetros da sede capital (Saurimo), tem uma população estimada em 34 mil 125 habitantes, maioritariamente camponesa, distribuídos nas comunas do Dala, Cazage e Luma-Cassai.JW/AC