Matala – A cooperativa 1º de Maio, do município da Matala, província da Huíla, prevê multiplicar até Outubro próximo, a produção da batata rena de mil para 3.375 toneladas durante a terceira época agrícola.
Esse aumento vem em função da extensão dos campos agricultáveis de 90 para 225 hectares, explorados no perímetro irrigado local.
Prevê-se igualmente o aumento da produção de mil 500 para duas mil toneladas de milho, de 500 para 982,5 de alho, de 600 para mil 179 de cebola e de cem para 226,5 de feijão, numa área total de mil 600 hectares.
Segundo o presidente da referida cooperativa, Victor Fernandes, o aumento da produção é fruto um financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), de 48 milhões de Kwanzas, recebido há um mês, no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
Esse novo incentivo permitiu gerar 20 postos de trabalho a jovens dos 17 e 38 anos de idade, perfazendo, no geral 111.
Em entrevista hoje,sexta-feira, à ANGOP, Victor Fernandes fez saber que a opção pelas culturas citadas surge da grande procura no mercado, pelo que há garantias de escoamento e reembolso do empréstimo.
Fundada há 17 anos, a Cooperativa 1º de Maio conta com mais de cem associados.
O município da Matala dista a 180 quilómetros a leste do Lubango, faz parte do triângulo de cereais na região. Tem uma população estimada em 325.104 habitantes.