Chinguar – Mais de 500 plantas de café arábica foram distribuídas a cafeicultores do município do Chinguar, província do Bié, com vista a aumentar a sua produção nesta região.
As mudas foram plantadas nas comunas do Cutato e Cangote, no âmbito do Dia Mundial do Café, assinalado dia 15, segunda-feira.
O director municipal da agricultura, pecuária e pescas no Chinguar, Paulo Bunga, em declarações hoje à ANGOP, disse que, apesar da insuficiência de meios, as famílias camponesas, com experiência comprovada, apostam no cultivo do café, mas de maneira rudimentar.
Os cafeicultores, adiantou, aguardam ainda por outros apoios, essencialmente em crédito bancário e de outros inputs.
Na campanha passada, no Chinguar, foram colhidas mais de dez toneladas de café arábica e de outras espécies locais, como sorromon e sumatra, em que estiveram envolvidos 10 cafeicultores.
O produto colhido no espaço de cerca de 30 hectares, com mais de duas mil plantas de café, resulta da estratégia da administração municipal, que visa o fomento da produção do grão, através do programa de desenvolvimento local e combate à pobreza.
Com três mil 54 quilómetros quadrados e aproximadamente 299 mil habitantes, na sua maioria camponesa, existem no município do Chinguar 162 associações e 32 cooperativas de camponeses.
Outros municípios do Bié com solo favorável para o cultivo do café são o Andulo e Nharea, onde existem 250 cafeicultores, que beneficiaram, em 2021, de 400 mil mudas de café arábica, no âmbito do programa de revitalização do cultivo deste produto, do Ministério da Agricultura e Florestas.
Até 1973, Angola produzia cerca de 243 mil 780 toneladas de café, tendo, em 1974, exportado 223 mil 800 toneladas, que resultaram na arrecadação de 182 milhões 400 dólares norte-americanos, tornando-se no quarto maior exportador de café a nível mundial.
O Dia Mundial do Café é comemorado anualmente a 14 de Abril.
A data foi criada em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC), com o objectivo de celebrar a bebida e seus produtores, além de destacar a importância do café na economia global. BAN/PLB