Rivungo - Trinta charruas de tracção animal, adquiridas no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), começam a ser entregues, brevemente, aos agricultores de Rivungo, na província do Cuando Cubango, visando o seu empoderamento.
As charruas foram adquiridas pela Administração Municipal, para empoderar as famílias envolvidas na produção de campo, confirmou esta quinta-feira o administrador municipal do Rivungo, Wilson Tchimbinde.
Em declarações à ANGOP, o administrador disse que serão igualmente entregues 15 motobombas, para mitigar a situação de estiagem que tem assolado a região, nos últimos dois anos.
Pretende-se com este gesto permitir que os beneficiários possam cultivar nas zonas ribeirinhas, com o requerido equipamento.
A ideia é continuar a reduzir a pobreza, o número de camponeses em situação de vulnerabilidade e aglutinar os agricultores em cooperativas e associações, para uma melhor assistência e acompanhamento das autoridades administrativas, explicou.
No total serão beneficiadas as duas cooperativas agrícolas controladas no município e 20 associações, para além daqueles agricultores que, de forma honesta e organizada, manifestam intenção de trabalhar para o desenvolvimento da agricultura.
Sobre os ataques de jacarés, informou que no decurso deste ano não houve registo de nenhum caso, mas, de Janeiro a Dezembro de 2023, foram notificados três ataques a igual número de vítimas, entre as quais um funcionário da administração que foi ao rio para cuidar do asseio, tendo sido surpreendido pelo animal.
Como formas de prevenção dos ataques de jacaré, o administrador disse estar em prontidão o centro de captação de água que fornece a sede do município por completo, para além de chafarizes de furos de água, bem como balneários públicos para controlar a situação.
A nível do município estão contabilizados 25 chafarizes, na sede do Rivungo, para além de furos de água.
Situado a 734 quilómetros a leste de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, o município do Rivungo ocupa uma extensão territorial de 27.510 quilómetros e conta com uma população estimada em mais de 33 mil habitantes, segundo dados do Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2014. MSM/ALK/FF/PLB