Lubango - Mil e 350 famílias camponesas do município de Caluquembe, província da Huíla, começam a receber, este mês, um micro crédito, no âmbito do projecto Ecolisso II, da ONG Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), para fomento da produção.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pela coordenadora do projecto Elisa Lucamba, tendo explicado que às famílias estão congregadas em cinco cooperativas.
No entanto, detalhou que cada cooperativa vai receber 500 mil kwanzas.
Frisou que os camponeses foram já capacitados em matérias sobre como planificar um negócio, estruturá-lo e gerir a produção.
Por sua vez, a administradora municipal de Caluquembe, Mariana Soma, realçou que o projecto vai contribuir para a redução da fome e à pobreza das famílias.
No seu entender, só se ultrapassará a situação da fome e da pobreza quando as comunidades envolverem-se na cadeia de produção.
Por isso, realçou a tarefa que ADRA tem levado a cabo ao longo dos últimos anos, ao dotar os camponeses de conhecimento que lhes permite desenvolver uma agricultura sustentável.