Catumbela – Os camponeses da povoação do Mussili, comuna da Ebanga, no município da Ganda, já beneficiam das vantagens de um novo dique de irrigação, construído no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, soube a ANGOP.
O dique, com uma vala de irrigação de 12 quilómetros de extensão, foi entregue, nos últimos dias, à povoação do Mussili pelo administrador municipal da Ganda, Francisco Prata, para levar água do rio às áreas de cultivo, de forma a incrementar a produção de cereais, leguminosas, tubérculos e hortofrutícolas.
O referido sistema de irrigação, há muito solicitado pelos camponeses daquela localidade, foi construído pela empresa Efetique, no âmbito de um projecto que também contemplou um chafariz e balneário, para facilitar a vida da população.
Satisfeitas com os benefícios do dique de irrigação, a comunidade do Mussili agradeceu o gesto das autoridades do município da Ganda, uma vez que a vala de 12 quilómetros satisfaz as necessidades das famílias camponesas.
Já o administrador municipal da Ganda, Francisco Prata, apelou a uma maior colaboração dos beneficiários no sentido de protegerem o novo empreendimento, visto ser um bem público para toda a comunidade.
Os diques de irrigação são utilizados na agricultura para controlar o fluxo de água em áreas de cultivo. Eles são construídos para direcionar a água para as áreas desejadas e evitar que ela se espalhe por todo o terreno.
Ainda na povoação da Mussili, a direcção da Acção Social da Administração Municipal da Ganda fez a entrega de bens diversos às populações carenciadas, sobretudo idosos, para minimizar as suas dificuldades. JH/CRB