Longonjo – Duzentos e cinquenta camponeses organizados em cooperativas e associações na comuna do Lépi, município do Longonjo (Huambo), beneficiaram hoje, quarta-feira, de insumos agrícolas para elevar os níveis de produção.
Constam dos meios entregues pela Organização Não-governamental Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), Antena-Huambo, no âmbito da terceira fase de distribuição do Projecto de Fortalecimento da Agricultura Familiar, quantidades consideráveis de sementes de batata rena, hortícolas, feijão e adubo 12-24-12.
Os insumos foram entregues para a cooperativa Flor do Campo e as associações Aliança do Oriente, Boa Esperança e Pesca, que beneficiaram ainda de moto-bombas para a irrigação e motorizadas de três rodas, a fim de facilitar o escoamento e comercialização dos produtos.
A propósito, a coordenadora do projecto, Valdemira Canjengo, informou que o projecto, iniciado em Agosto de 2020, visa apoiar, de forma exclusiva, os camponeses da comuna do Lépi, com imputes agrícolas para alavancar a actividade agrícola.
Disse que a iniciativa da ADRA, com término previsto para Julho deste ano, prevê abranger 502 camponeses, num investimento de 200 mil dólares norte-americanos financiados pela petrolífera Esso, em parceria com o Bloco 15.
Nas duas primeiras fases, disse que foram distribuídos fertilizantes e sementes de feijão e hortícolas.
Paralelamente, esta organização procedeu ainda ao lançamento, no município da Caála, de um projecto de mitigação dos efeitos económico-sociais da pandemia da Covid-19, a ser executado em 12 meses, com um valor global de 199 mil e 877 dólares norte-americanos, financiado pelo banco Standard Chartered.
O mesmo, de acordo com a directora da ADRA Antena-Huambo, Cidália Gomes, vai abranger 15 aldeias dos municípios do Bailundo, Caála e Longonjo, com a recuperação de sistemas de abastecimentos de água nas escolas, centros de saúde e distribuição de material de biossegurança.
Criada em 1990, a ADRA é uma organização não-governamental vocacionada à promoção da construção de um desenvolvimento democrático e sustentável, social, económico e ambiental do país, bem como da reconciliação nacional.