Moçâmedes- Cerca de seiscentas e 50 mil toneladas de produtos agrícolas diversas vão ser colhidas, na campanha agrícola 2024/2025, pelos camponeses da província do Namibe.
A campanha agrícola 2024/2025 aberta na comuna da Lucira, município de Moçâmedes, prevê colher mais 50 mil toneladas de produtos diversos em relação a época anterior.
Os dados foram avançados pelo chefe do departamento do gabinete provincial da Agricultura e Pecuária, Domingos Varela, referindo que os produtos de destaque são o tomate, cebola, couve, repolho, cenoura, quiabo, kizaca, batata-doce e rena, kizaca, mandioca, milho, massango, massambala e frutas como manga, banana, laranja, dentre outros.
O responsável disse ainda que estão preparados 90 mil hectares de terra, contra 82 mil do período anterior, número que poderá aumentar nos próximos anos para 101 mil hectares com a introdução de mais máquinas e envolvimento de 49 mil e 700 famílias.
Em termos de meios agrícolas, salientou que 24 tractores e 20 moto-cultivadoras estão disponíveis para apoiar as famílias camponesas.
A presente campanha agrícola decorre sob o lema “ Agricultura familiar, caminho certo para o aumento sustentável da produção agrária”.
No acto de abertura da campanha, a governadora em exercício na província do Namíbe, Ema da Silva, reafirmou que o Executivo definiu a agricultura como sendo o sector principal para a redução da fome e da pobreza, tendo reconhecido a força de vontade, resiliência e abnegação das famílias camponesas e grandes agricultores.
"O governo local tem implementado políticas que visam melhorar o desempenho do sectorm com destaque na identificação de zonas agrícolas abandonadas para o cultivo de diferentes culturas, bem como no incentivo aos jovens por via de vários programas de acesso a financiamentos", salientou.
A comuna da Lucira dista a 234 quilómetros á norte da província d Namibe e conta com mais de 11 mil habitantes na maioria camponeses e pescadores.FA/ASS