Mbanza Kongo – Cinco hectares de terras foram desbravados no estabelecimento prisional do Nkiende, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, no âmbito da campanha agrícola 2023/2024.
Em declarações hoje à imprensa, o director provincial dos serviços penitenciários no Zaire, Ezequiel Mango Kalupeteka, disse que para a presente época agrícola estão engajados 80 reclusos da referida unidade prisional.
Informou que a instituição dispõe de um departamento que vela pela assistência técnica à actividade agrícola feita naquele estabelecimento prisional que conta com uma máquina para a preparação dos solos.
De acordo com a fonte, cerca de sete toneladas de produtos diversos serão colhidas, com destaque para mandioca, milho, beringela, cebola e tomate visando reforçar a dieta alimentar dos mais de 400 reclusos encarcerados naquela cadeia.
Entretanto, Ezequiel Mango Kalupeteka lamentou a falta de um tractor na cadeia de Kivanda, localizada na comuna de Mangue grande, município do Soyo.
“A cadeia de Kivanda precisa de uma máquina para a preparação dos solos, visando aumentar os níveis de produção agrícola naquela unidade prisional”, ressaltou.
O estabelecimento prisional do Nkiende, dista a 30 km da cidade de Mbanza Kongo.
Campanha de recolha de donativos para reclusos
A JMPLA no município do Soyo está a promover desde quarta-feira, uma campanha de recolha de donativos para apoiar os reclusos da unidade prisional de Kivanda.
De acordo com o primeiro secretário municipal desta organização juvenil do MPLA, Celestino Zacarias Olo, a campanha vai estender-se até ao dia 28 deste mês.
Pretende-se com esta campanha, segundo a fonte, recolher quantidades consideráveis de produtos não perecíveis com vista a melhorar a dieta alimentar da população penal local.
Para o efeito, apelou às organizações filantrópicas, instituições públicas e privadas, igrejas e pessoas singulares para abraçarem esta causa solidária.
“Estamos a receber produtos não perecíveis, como água, refrigerantes, vestuários, produtos de higiene, cobertores, medicamentos, entre outros, rematou. DA/JFC/JL