Cabinda - A província de Cabinda prevê colher, na campanha agrícola 2022/2023, cerca de 250 mil toneladas de produtos diversos.
Para a presente campanha, estão preparados 57 mil hectares de terras aráveis, 490 toneladas de fertilizantes, 200 toneladas de sementes diversas, das quais destacam-se o milho e a soja.
Entretanto, as culturas mais produzidas, tradicionalmente, na província de Cabinda são a mandioca, milho, feijão, amendoim, feijão macundi e diversos tipos de bananas, com destaque para a banana pão.
Hoje, no acto de abertura da campanha agrícola na localidade de Chinga, município, sede de Cabinda, a governadora, Mara Quiosa, disse que o mais importante, neste momento, é a aposta na lavoura da terra com o objectivo de aumentar os níveis de produção para a auto-suficiência alimentar.
Disse também que o governo vai prestar maior atenção e dar resposta às preocupações manifestadas pelas associação de camponeses, no caso da abertura das vias de acesso para permitir com segurança o escoamento dos produtos das zonas produtivas.
Por seu turno, o secretário provincial da Agricultura e Pescas, André Fuca, disse que Cabinda é uma província produtora de petróleo, mas a principal riqueza da população é a agricultura, a pecuária e a pesca.
Durante o acto, foram entregues aos agricultores 80 motos cultivadores, 200 toneladas de sementes de variedades das culturas melhoradas, mil 500 estacas de mandioca, 80 pulverizadores mecânicos, 34 mil ferramentas de lavoura, entre catanas, enxadas e limas, cinco mil ancinhos, 80 motobombas, 32 mil galinhas da raça buchewel, mil 100 suínos e igual número de caprinos.