Caála – Dez mil toneladas de produtos diversos, entre hortícolas, tubérculos e raízes, estragam-se anualmente nos campos agrícolas do município da Caála, província do Huambo, por falta de escoamento, soube hoje, quinta-feira, a ANGOP.
A directora da Agricultura nesse municídio, Fátima André, disse, durante o lançamento da ferramenta digital “Kepya” (lavra, na língua nacional umbunndu), que todos os anos são produzidas 300 mil toneladas de produtos diversos, por um grupo de 66 mil e 205 famílias camponesas.
Acrescentou que estes camponeses estão organizados em cooperativas e associações agrícolas, com uma área de 41 mil e 535 hectares de terras aráveis, distribuídas nas comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede.
Fátima André informou que a ferramenta Kepya visa, sobretudo, dar solução aos problemas de escoamento dos produtos do campo para as áreas de armazenamento, transformação e consumo.
Segundo a responsável, as perdas agrícolas acontecem por falta de escoamento adequado, aliada a insuficiência financeira dos produtores para o aluguer de viaturas e à pouca visão do agro-negócio.
Por esta razão, precisou que o projecto Kepya constitui-se num grande impulsionador do agro-negócio, com a colocação à disposição dos camponeses, compradores e consumidores do portal web (www.kepya.co.ao) e, também, do número telefónico +244936206262.
A responsável aconselhou os produtores locais a aderirem massivamente ao projecto, de modo a evitar perdas por falta de escoamento e compradores, tal como tem acontecido.
Disse tratar-se de uma plataforma de comercialização de produtos do campo que fornece informações sobre a disponibilidade e a promoção da transição rápida para aumentar as culturas e, ao mesmo tempo, incentivar o agro-negócio nas comunidades rurais.
A plataforma está assente em quatro pólos essenciais de actuação: produtor, agregador, comprador e transportador, para facilitar o escoamento, bem como apresentar a disponibilidade dos produtos agrícolas a serem comercializados.
O projecto “Kepya” é desenvolvido pela “Agro Market Place”, em parceria directa com a Visão Mundial, UNITEL e um conjunto de unidades empresariais nacionais e internacionais das linhas de transportação, compra e venda de produtos agrícolas para estimular o desenvolvimento económico-social.
Numa primeira fase, com visão nacional, a “Agro Market Place” elegeu para actuação imediata as províncias do Bengo, Bié, Benguela, Cuanza Sul, Huambo e Malange.