Cuito - O Governo do Bié reiterou hoje, no Cuito, mais apoio às famílias camponesas, quer em termos de formação, como na distribuição de “inputs” agrícolas, com vista a maximizar a produção do milho, arroz, feijão, tubérculos e hortícolas.
O Governo local apoia nesta campanha, 2020/2021, mais de 100 mil famílias camponesas, com 800 toneladas de fertilizantes, 50 toneladas de semente de milho, assim como estão a monitorização de 140 técnicos, para garantir assistência.
Na presente campanha, pelo menos 445 mil e 484 toneladas de produtos diversos do campo serão colhidas pelos camponeses da província do Bié, mais 150 mil toneladas em relação à época transacta.
A preparação dos campos teve um envolvimento de 10 brigadas e outras iniciativas particulares.
De acordo com o vice-governador para a esfera Política, Social e Económica, António Manuel, que falava hoje no acto do 4 de Janeiro, que marca o Dia dos Mártires da Baixa de Cassanje, o governo tem estado a reforçar o seu apoio aos camponeses, não só com base nos projectos do Ministério da Agricultura e Pescas, mas também da Economia e Planeamento.
Para o efeito, o governo está a executar vários programas, com maior realce ao de Desenvolvimento e Extensão Rural, Financiamento das Cooperativas Agrícolas, Apoio Agro-pecuária, criação dos Blocos Culturais Compactas para o Fomento da Piscicultura e Pecuário, bem como o MOSAP-2, visando aumentar a produção agrícola no seio das comunidades e criar excedente alimentar para as famílias.