Cuito – A província do Bié, centro do país, ganhou esta sexta-feira o primeiro centro de pesquisa e investigação agrária para o fortalecimento do sector agrário na circunscrição e não só.
Numa iniciativa do Instituto Superior Politécnico Ndumduma (ISPN), o centro, inaugurado pelo governador da província, Pereira Alfredo, está situado na aldeia de Ndende, comuna da Cambândua, no município do Cuito.
Comporta duas salas de aula, um laboratório, dois escritórios, auditório para 70 lugares, dormitórios, assim como um campo com 64 hectares de terra para aulas práticas dos estudantes do curso de ciências agrárias ministradas no ISPN.
O coordenador do curso de ciências agrárias do ISPN, Mamengue João Ntela, considerou o projecto ambicioso, realçando que o centro vai oferecer ao Bié e não só serviços ligados à microbiologia alimentar, estudos da água, erosão dos solos e investigação sobre técnicas pós-colheita dos produtos.
Frequentam o curso de ciências agrárias no ISPN 65 estudantes, assegurados por 28 professores.
Por sua vez, a gestora de projectos do ISPN, Djamila Cassoma, em nota de boas vindas, realçou o compromisso que esta instituição do ensino superior privado tem com o desenvolvimento da província.
Disse que o centro visa, sobretudo, dar resposta à componente de investigação científica no ramo agrícola, fundamentalmente para os estudantes do ramo dessa instituição de ensino e outros parceiros.
Na ocasião, o governador do Bié, Pereira Alfredo, valorizou a iniciativa, realçando, no entanto, a importância do centro para a capacitação e formação de agricultores.
Para o governante, o centro afigura-se um parceiro do governo, virado essencialmente no desenvolvimento da agricultura da província, por isso, afirmou o seu apoio institucional ao projecto.
Com uma extensão de 70 mil e 314 quilómetros quadrados, a província do Bié tem uma população estimada em dois milhões de habitantes.
Dispõe de 1.744 escolas de campos e 246 mil 522 famílias camponesas.
Testemunharam o acto membros do governo local e os directores de Gabinetes Provinciais da Agricultura do Bié, Moxico, Cuando Cubango, Cuanza Sul nomeadamente, Felizardo Brito, Octávio Vaz, Rafael António e Laurindo Ladeira.LB/PLB