Uíge – As quarenta associações de pescadores do município de Ambuila, na província do Uíge, que beneficiaram, nesta quarta-feira, de vários materiais de pesca, perspectivam ultrapassar, a partir de 2021, a média anual de sete mil e 500 toneladas de peixe.
Orçado em cinco milhões, 647 mil e 268 kwanzas, a oferta enquadra-se no Programa de Combate à Fome e à Pobreza e vai melhorar a actividade dos pescadores desta localidade.
Sem precisar quantidades, os pescadores afirmaram que o apoio ajudará a aumentar a média anual de captura de peixe, um problema que enfrentam já há alguns anos devido ao mau estado dos seus materiais de pesca.
Entregues pelo governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, constam dos materiais redes de arrumação, anzóis, agulhas, fios de pesca, bóias flutuantes, chumbos, coletes reflectores, entre outros.
Na mesma localidade, o governante entregou, igualmente, 15 kits de máquinas de costura, às associações da sede municipal de Ambuila e da comuna de Kipedro, no mesmo município, uma medida que vai permitir a criação de pequenos negócios para o sustento familiar.
Avaliado em Akz 4 milhões 910 mil, consta dos kits tecidos, linhas, tesouras, cadernos e lápis para desenho, entre outro materiais de apoio.
A décima segunda visita de José Carvalho da Rocha, desde a sua nomeação ao cargo de governador do Uíge, ficou, igualmente, marcada pela entrega de um kit de saneamento básico e equipamentos desportivos.