Ndalatando - O bispo da Diocese de Ndalatando, província do Cuanza Norte, Dom Almeida Kanda, admitiu que o reforço do investimento na agricultura vai contribuir para a elevação das condições de vida dos angolanos.
Dom Almeida Kanda, que falava esta quarta-feira a propósito do lançamento do processo de venda de carrinhas a Operadores Económicos do Comercio Rural, para dinamizar a produção agrícola com o escoamento e comercialização dos produtos, augura que estes projectos sejam bem acompanhados, de modo a corresponderem aos objectivos que motivaram a sua efectivação.
Alertou à necessidade de a sociedade continuar a encarar a agricultura como base de desenvolvimento, sustentabilidade e bem-estar dos angolanos.
O presidente da Associação dos Empresários do Cuanza Norte, Gilberto Simão, elogiou igualmente a iniciativa, que, no seu entender, vai ajudar a eliminar alguns constrangimentos causados pela falta de meios de transporte para escoar a produção, sobretudo das zonas de difícil acesso.
Defendeu adopção de políticas de sustentabilidade para esses investimentos, sobretudo no que concerne à capacitação e ao financiamento de operadores locais que asseguram a manutenção e reparação das viaturas.
Informou que a associação de empresários locais perspectiva a criação de uma cooperativa de transporte para auxiliar os beneficiários na aquisição de peças subressalentes e equipamentos de reparação dos veículos.
A distribuição das carrinhas enquadra-se no projecto do Governo de venda de 500 viaturas para apoio ao escoamento da produção nacional, à luz do programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural, em vigor desde 2020, e que tem contribuido para a dinamização do associativismo de produtores e a comercialização de produtos agro-pecuários.
Os carros estão avaliados em 40 milhões de kwanzas, montante subvencionado pelo Governo angolano em mais de 70 por cento.
Cada operador vai pagar 9 milhões e 600 mil kwanzas, em prestações mensais de Kz 200, durante quatro anos.