Ndalatando – Um laboratório veterinário, para ajudar a determinar possíveis doenças animais e controlo da sanidade animal, está em construção no município de Ambaca, no Cuanza Norte, informou o responsável dos Serviços de Veterinária, João Alfredo.
Em declarações hoje (sexta-feira) à Angop, o responsável do Departamento Provincial do Serviço de Veterinária no Cuanza Norte, João Alfredo, deu a conhecer que o equipamento, que está a ser montado na vila de Camabatela, pelo Ministério da Agricultura e Pescas, contribuirá para o controlo da situação zoo-sanitária, sobretudo, do gado na região.
Este será o primeiro laboratório do género na região para o diagnóstico de doenças sazonais, do fórum respiratório e da pele em animais na região.
Considerou que apesar do novo matadouro de Camabatela possuir equipamento semelhante, mas, não explorado, os técnicos locais de veterinária têm feito o diagnóstico de doenças com base em métodos tradicionais, através de análises organoléptica, em função dos sinais ou sintomas que aparecem em um animal.
João Alfredo informou que foram disponibilizadas 195 mil doses para a campanha de vacinação animal 2022 na província do Cuanza Norte, sendo 50 para peripneumonia contagiosa bovina, 45 para carbúnculo hemático e o mesmo número para carbúnculo sintomático.
Para o combate à Dermatite Nodular foram disponibilizadas 45 mil doses e 10 mil para a raiva.
Considerou a situação zoo-sanitária da província como sendo estável, com frequência de doenças sazonais, como diárreias, conjuntivite, entre outras.
O Serviço de Veterinária no Cuanza Norte conta com 12 técnicos, insuficientes para a demanda das campanhas de vacinação da população animal.