Malanje- O director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Carlos Chipoia, defendeu hoje, nesta cidade, maior intervenção da banca no financiamento de projectos que visam desenvolver o sector agricola na região.
Carlos Chipoia que dissertava o tema sobre “As Potencialidades Agrícolas de Malanje”, durante o I Fórum de Captação de Parceiros e Investidores para Malanje (FOCAPIM), realçou que a falta de financiamento apresenta-se como um dos factores que limitam a expansão das áreas de cultivo.
“Malanje tem clima favorável, recursos hídricos abundantes e grandes campos para a produção agrícola”, sustentou.
Por outro lado, apontou a necessidade de maior aposta do sector privado na produção e formulação de fertilizantes e pesticidas, produção e processamento da mandioca, oleaginosas, algodão e grãos, sem descurar a produção de proteína animal em grande escala.
A província de Malanje produz mais de dois milhões de toneladas de produtos diversos por ano, onde se destaca o milho, mandioca, feijão, batata-doce e arroz.
O I Fórum de Captação de Parceiros e Investidores para Malanje encerrou esta tarde e visou apresentar as potencialidades económicas aos investidores nacionais e estrangeiros, criar premissas para captação de investimentos e financiamentos de projectos económicos e sociais relevantes para a região.
O evento juntou em Malanje empresários de Angola, Brasil, Portugal, Estados Unidos e França, representantes de missões diplomáticas, Agências das Nações Unidas, Câmaras de Comércio, académicos e outros convidados. ACC/PBC