Andulo – Mais de 50 mil mudas de café serão distribuídas aos produtores da província do Bié, no âmbito da presente campanha agrícola, garantiu o director provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Felizardo Capepula.
O responsável falava, terça-feira, no acto provincial de abertura da campanha de plantação de café, decorrido no município do Andulo, propriamente no Instituto Técnico Agrário (ITAA).
Ao todo, na presente campanha, prevê-se a plantação de 200 mil plantas.
O sector da agricultura pretende atingir uma produção anual de café arábica de dez mil toneladas, contra as três mil produzidas até 2022.
Para isso, os 35 maiores produtores de café nesta região centro/sul do país e singulares têm sido beneficiado com mudas, para plantarem em 100 hectares.
Nos últimos anos, o município do Andulo tem aumentado as áreas de cultivo, quer do café quer do trigo, arroz, milho e feijão, para que, nos próximos tempos, seja possível reduzir a importação destes produtos.
Por exemplo, em 2023-2024, a produção de arroz, trigo e café ocupou 40 por cento dos 80 mil hectares preparados.
Na presente campanha agrícola, estão preparados no município do Andulo 109 mil hectares de terras, com a perspectiva de se colher mais de quinhentas toneladas de produtos diversos por mais de 432 mil famílias envolvidas, que serão beneficiadas de assistência técnica.
Neste momento, o Andulo tem 170 toneladas de adubo composto 12/24/12, 22 toneladas de ureia, sais de amónio, 15 toneladas de semente de milho, nove de feijão, dez de soja, 400 enxadas, igual número de limas, três máquinas debulhadoras de milho e uma máquina de descasque de ginguba. LB/PLB