Ndalatando – O arroz e trigo vão começar a ser cultivados na próxima campanha agrícola 2023/2024, na província do Cuanza Norte, com vista ao fomento da produção destes cereais no país.
Segundo o director provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas do Cuanza Norte, Manuel Domingos, o cultivo desses produtos vai começar nas Escolas de Campo, que permitirão a multiplicação de sementes que serão distribuídas às famílias camponesas.
Em declarações à imprensa, o responsável assegurou a disponibilidade de 30 toneladas de semente de trigo e uma de arroz, para fornecer aos agricultores dessa província.
Para além disso, garantiu também que o sector está a manter contactos com os responsáveis e produtores de arroz e trigo nas províncias do Bié e Huambo, para a aquisição de mais sementes destes cereis.
Em relação às áreas de produção, referiu que todos os municípios da província do Cuanza Norte têm potencial para produzir trigo e arroz em terrenos secos (sequeiro).
Em 2019, recordou, o sector ensaio a cultura de arroz na comuna do Luínga, município de Ambaca, onde teve resultados satisfatórios, tendo justificado que o projecto “não teve continuidade porque as famílias camponesas utilizaram as sementes para alimentação”.
Adicionalmente, nas campanhas agrícolas 2021/2022 e 2022/2023, a Estação Experimental Agrícola do Kilombo (Cuanza Norte) também realizou ensaios da cultura de arroz, para incentivar a produção local e conservar sementes.
A primeira experiência dessa cultura aconteceu nos municípios de Cazengo, Golungo Alto, Cambambe e Dondo, onde também registou-se bons resultados. IMA/QCB/BA