Ondjiva – Quatro viaturas de marca Toyota Land Cruiser dupla cabine, para apoiar agricultura familiar, foram entregues hoje, sexta-feira, em Ondjiva, ao governo provincial do Cunene, no âmbito do Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares (SREP).
O projecto vai beneficiar 21 mil e 600 famílias de agricultores de baixa renda, membros de cooperativas e associações, em quatro municípios, Cahama, Curoca, Ombadja e Cuvelai, no Cunene.
Lançado em Agosto do ano passado, prevê abranger 218 mil famílias, em 35 municípios das sete províncias do Bengo, Zaire, Uíge, Cuanza Norte, Benguela, Cunene e Namibe.
O projecto, com duração de seis anos, tem um orçamento avaliado em 150 milhões de dólares, disponibilizados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA).
Na ocasião, o coordenador do projecto SREP para a região sul, Renal Chivutuco, disse que com esta iniciativa de entrega de viaturas, o Ministério da Agricultura e Pesca, pretende reforçar a capacidade e resiliência da agricultura familiar.
Informou que esta é só a primeira fase, na segunda os quatro municípios abrangidos receberão igualmente motorizados, meios agrícolas e outros equipamentos veterinários.
Fez saber que as viaturas estarão em posse das equipas técnicas das Estações de Desenvolvimento Agrário (EDA) nos municípios que, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), vão trabalhar para apoiarem na resiliência da agricultura familiar.
“A iniciativa vai reforçar a "transformação sustentável e inclusiva da agricultura familiar" para aumentar rendimentos, melhorar a segurança alimentar e nutricional, contribuir para a diversificação da economia e criação de empregos no meio rural”, afirmou.
Renal Chivutuco sublinhou que pretende-se capacitar os agricultores familiares para estarem dotados de técnicas que os facilite trabalharem para conseguirem produzir o suficiente para garantir o auto-sustento nas comunidades.
O vice-governador da província do Cunene, Apolo Ndinoulenga, disse que as viaturas vão apoiar os trabalhos das equipas técnicas do EDA a nível dos quatro municípios abrangidos pelo projecto, no reforço da capacidade e resiliência da agricultura familiar.
Apolo Ndinoulenga destacou o impacto do projecto, olhando para o papel importância da agricultura familiar desempenha no crescimento e diversificação da economia, visando o combate à fome e a pobreza.