Sumbe – Um total de 27 toneladas de sementes de milho, feijão e adubo do tipo 12/24/12, começaram a ser distribuídos esta terça-feira, aos agricultores do município do Libolo, Província do Cuanza Sul, soube hoje a Angop.
A entrega está a ser feita pelas autoridades do sector da Agricultura que se mostram esperançosas na safra da presente época agrícola, 2020/2021, tendo em conta a regularidade das quedas das chuvas.
De acordo com o director municipal da Agricultura no Libolo, Barroso Ceizamba, estão disponíveis seis toneladas de milho, uma de feijão e 20 de adubo do tipo 12/24/12.
O responsável explicou que, por cada kg de semente, o agricultor ou camponês deverá reembolsar, no final da colheita, dois kg com vista a serem beneficiados outros produtores na próxima época.
Serão beneficiadas quatro comunas, nomeadamente, Calulo, Cabuta, Kissongo e Munenga, destacando as cooperativas, associações e alguns grupos de agricultores organizados bem como alguns singulares.
De acordo com o agricultor Domingos Alberto, apesar de ainda não beneficiar destes incentivos, perspectiva um futuro de boa safra pois, o governo tem estado a minorar a carência e a propiciar condições para uma boa produção.
No entanto, o ancião não deixou de apelar a administração municipal no sentido de continuar a melhorar as vias de acesso aos campos com vista a facilitar o escoamento dos produtos.
Outra camponesa, Beatriz Segunda fez saber que a ajuda chegou em boa altura porquanto vai minimizar os custos e facilitar o seu trabalho.