Lubango - Cem famílias no município de Caluquembe, província da Huíla, beneficiaram hoje, segunda-feira, de 133 cabritos e cem ovelhas, fornecidos pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
Enquadrado no fomento à criação de animais de pequeno porte, o projecto, denominado Ekoliso II, iniciado em 2020 e que se estende até 2022, é financiado pela Organização Não Governamental "Pão para o Mundo" (PPM), ligada as igrejas cristãs da Alemanha.
Para além de Caluquembe, o projecto Ekoliso II, orçado em 795 mil euros, abrange igualmente o município da Caála, na província do Huambo.
Em declarações à ANGOP, o assistente de projectos da ADRA-Antena Huíla, Namibe e Cunene, Anivaldo Pena, disse que a iniciativa visa reforçar a capacidade produtiva das famílias beneficiadas, que já têm alguma experiência na criação de animais de pequeno porte.
Realçou que a meta é distribuir também aves e porcos, mas atendendo o contexto de seca que se vive, estes não estão a ser entregues, de momento.
Anivaldo Pena explicou que a estratégia consubstancia-se numa rotatividade, sendo que as primeiras famílias recebem um casal de animais e quando estes tiverem as suas primeiras crias, estas serão atribuídas a uma outra família e assim sucessivamente.
O município de Caluquembe, a 196 quilómetros do município do Lubango, capital da província, tem uma população estimada em 222 mil 647 habitantes.