Huambo – Treze cooperativas agrícolas dos municípios do Bailundo, Caála e Longonjo beneficiaram, em 2021, de crédito da organização não-governamental Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambientes (ADRA), no valor de 24 milhões 788 mil kwanzas.
A iniciativa, enquadrada no projecto Caixa Comunitária, que visa minorar a carência de sementes e facilitar a realização de pequenos negócios, resultou do financiamento da petrolífera BP e da Solidariedade Prática da Suécia.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pela directora da ADRA no Huambo, Cidália Gomes, salientando que estas cooperativas contam com um total de 637 famílias camponesas, incluindo 329 mulheres.
Explicou que a Caixa Comunitária funciona como um banco das aldeias, gerido pelas cooperativas, e, por regra, distribui um milhão de kwanzas a cada uma delas, depois de capacitadas em matérias de gestão para que o crédito seja reembolsado no prazo previsto.
Cidália Gomes adiantou que os créditos variam de 10 mil a 100 mil kwanzas, com um período de graça de dois meses e juros de 10 porcento, para os membros da cooperativa e 20 porcento para os individuais, com a liquidação a ser feita em três prestações.
Acrescentou que a concessão do crédito é da responsabilidade da comissão de gestão das cooperativas, que tem a missão de identificar os principais potenciais beneficiários do financiamento, o tipo de actividade a desenvolver e a sua capacidade de reembolso.
Com este crédito, disse, os camponeses venderam cerca de 137 toneladas de produtos diversos.
Para além da agricultura, a responsável disse que o fundo financia a produção de caprinos, negócios de produtos de necessidades básicas, padarias e outros, que tem ajudado no combate ao desemprego nas comunidades.
A ADRA recebeu, em 2021, um milhão e 34 mil dólares, que foram aplicados em vários projectos nos domínios da agricultura, ambiente, educação e saúde, enquanto para este ano tem disponíveis USD 500 mil.
A ADRA conta com apoios de agências nacionais e internacionais, das petrolíferas BP e Exxonmobil, do Standard Bank, da Solidariedade Prática da Suécia, da União Europeia, entre outros.