Xá-muteba – O administrador municipal de Xá-muteba, província da Lunda Norte, Agostinho Paiva, convidou hoje, quarta-feira , os empresários nacionais e estrangeiros a investirem na circunscrição, com vista a proporcionarem emprego aos jovens e contribuírem no desenvolvimento da localidade.
Em declarações à imprensa, a propósito do ponto de situação do sector agro-pecuário na circunscrição, Agostinho Paiva reiterou que o referido município dispõe de condições favoráveis para o fomento da agro-pecuária, ressaltando que a agricultura pode oferecer taxas de retorno de investimento e de riquezas atractivas.
Destacou que a actividade agro-pecuária contribui na fixação da população e na estabilização económica das famílias no meio rural e o município de Xá-muteba carece de investimentos neste sector para fazer valer o seu potencial.
Avançou por outro lado, que actualmente as autoridades têm um registo de 980 cabeças de gado bovino, 1.145 caprino, 272 suíno e 137 ovino.
O município controla 222 cooperativas agropecuárias com 5.550 camponeses, 13 associações com 325 associados, oito empresas ligadas ao sector.
Relactivamente a pesca, disse que quatro cooperativas desenvolvem a actividade de forma artesanal, nas comunas do Iongo e Cassange-Calucala, com seis embarcações.
O município de Xá-muteba com mais de 100 mil habitantes, dista a quase 800 quilometros a sul da cidade do Dundo.