Kampala - O governo ugandês e a empresa turca Yapi Merkezi assinaram hoje um contrato para a construção de uma linha férrea de 272 quilómetros que vai ligar a capital, Kampala, à cidade queniana de Malaba, na fronteira entre os dois países.
O acordo foi rubricado, numa cerimónia realizada em Kampala, pelo secretário permanente do Ministério das Obras Públicas do Uganda, Bageya Waiswa, e pelo vice-presidente da empresa, Erdem Arioglu.
"Esta importante infra-estrutura, que irá servir de espinha dorsal do sistema de transporte rodoviário do Uganda, vai satisfazer a tão necessária capacidade de transporte no país e na região, uma vez que a procura de transporte de mercadorias e de passageiros aumentou rapidamente na última década", declarou o Ministério das Obras Públicas e dos Transportes do país africano na rede social X.
O acordo prevê a construção da primeira secção de uma linha ferroviária eléctrica de 1.700 quilómetros.
Este troço está avaliado em cerca de três mil milhões de dólares (cerca de 2,75 mil milhões de euros), segundo a empresa turca, e as obras estão previstas a começar em Novembro próximo.
O comboio "transformará a rota do Uganda, da segunda rota mais cara do mundo numa rota comercial altamente competitiva na região e reduzirá para metade os custos de exportação de mercadorias", declarou o Ministério das Obras Públicas e dos Transportes.
O troço ligará Kampala a Malaba, ligando assim o Uganda, sem litoral, à rede ferroviária do vizinho Quénia e ao porto marítimo queniano de Mombaça, no Oceano Índico.
O Uganda tinha chegado a acordo em 2015 com uma empresa chinesa, a China Harbour and Engineering Company (CHEC), para assumir o projecto, na condição de a empresa ajudar a garantir o financiamento do Governo chinês para a ferrovia.
Após anos de negociações infrutíferas, o Uganda rescindiu o acordo no ano passado e iniciou conversações com a Yapi Merkezi, que está a desenvolver um projecto semelhante na vizinha Tanzânia. MOY/AM