Bangui - A Presidência da República Centro-Africana (RCA) anunciou nesta quarta-feira a formação de um novo Governo, constituído por 31 ministros e um vice-ministro.
O anuncio da formação do novo executivo surge duas semanas após a nomeação de um novo primeiro-ministro, Henri-Marie Dondra, em substituição de Firmin Ngrebada.
Claude Rameaux Bireau, assume o cargo de ministro da Defesa, enquanto Gontran Djono Ahaba, que era desde 2017 ministro da Energia, fica agora com a pasta dos Transportes, noticia a agência France-Presse.
Alta figura dentro do partido de Touadéra e tido como o próximo chefe de Estado, Dondra foi ministro das Finanças e do Orçamento por cinco anos.
A RCA caiu no caos e na violência em 2013, após o derrube do então presidente, François Bozizé, por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas na anti-Balaka.
Desde então, o território centro-africano tem sido palco de confrontos comunitários entre estes grupos, que obrigaram quase um quarto dos 4,7 milhões de habitantes da RCA a abandonarem as suas casas.