Lusaka - O líder da oposição zambiana, Hakainde Hichilema, lidera a contagem de votos nas eleições presidenciais desta quinta-feira, no país, à frente do Presidente cessante, Edgar Lungu, segundo os primeiros resultados provisórios da Comissão Eleitoral (ECZ) divulgados hoje.
Hichilema contabilizou 171.604 votos contra os 110.178 obtidos por Lungu nos resultados de 15 dos 156 circunscrições do país da África Austral.
As 15 circunscrições incluem supostos redutos de Lungu, sugerindo que Hichilema ganhou terreno em relação às últimas eleições de 2016.
No escrutínio de 2016, Hichilema perdeu por uma pequena margem em eleições contestadas por alegações de fraude a favor de Lungu.
Os dados divulgados correspondem a um total de 296.210 votos, representando uma taxa de participação de 71,75 por cento, precisou o presidente da ECZ, Patrick Nshindano, em conferência de imprensa, na capital, Lusaka.
A ECZ (Comissão Eleitoral da Zâmbia) autorizou que as urnas permanecessem abertas até ás 05:00 horas locais de sexta-feira devido às longas filas registadas para a votação agravadas por restrições de acesso à Internet.
Estima-se que sete milhões de pessoas foram registadas para votar nessas eleições presidenciais e parlamentares em que Hichilema, um empresário de sucesso e principal candidato da oposição, ameaça impedir Lungu de conquistar um segundo mandato de cinco anos.