Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Anúncio da retirada das tropas francesa do Níger destaque do noticiário africano    

     África              
  • Luanda • Sábado, 07 Outubro de 2023 | 03h25
Mapa de África
Mapa de África
Braúlio Pedro - Angop

Luanda – O noticiário africano da ANGOP destacou na semana que hoje, sábado, finda, entre outros acontecimentos, o anúncio da retiradas das tropas francesas do Níger "dentro de uma semana", na sequência das relações tensas com o regime militar resultante do golpe de Estado de 26 de Julho.

Fonte do Estado-Maior das Forças Armadas francesas disse à agência AFP que iniciará a operação de retirada dentro de uma semana, em boas condições, em segurança e em coordenação com os nigerinos.

Por seu turno, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou em 24 de Setembro o fim da cooperação militar com o Níger e a saída gradual dos 1.400 soldados franceses presentes no país do Sahel "até ao final do ano", cumprindo assim a vontade das novas autoridades que derrubaram o Presidente Mohamed Bazoum, que denunciou os acordos de defesa que ligam Niamey a Paris.

"Faremos o que está planeado, acontecerá de acordo com o planeamento", assegurou o Estado-Maior francês, enquanto o regime militar do país africano acusou a França de não estar "numa lógica de abandonar o Níger" e parece pouco inclinado a deixar que os soldados franceses possam realizar livremente as manobras de retirada.

Cerca de 1.000 soldados e aviadores franceses estão destacados na base aérea francesa em Niamey e outros 400 em Ouallam e Ayorou (noroeste), ao lado dos nigerinos, na chamada zona das "três fronteiras" entre o Níger, Burkina Faso e Mali, santuário do grupo Estado Islâmico.

Outro assunto de relevância nos últimos sete dias, foi a rejeição pelo Presidente tunisino, Kais Said, de fundos atribuídos pela União Europeia (UE) à Tunísia, alegando que representam "uma caridade" cujo "montante irrisório" contraria o acordo alcançado em Julho entre as duas partes.

A Comissão Europeia anunciou, no dia 22 de Setembro, o desembolso de um primeiro pacote de 127 milhões de euros destinado a reforçar o controlo das suas fronteiras marítimas, como parte de um acordo financeiro de mil milhões de euros para apoiar as finanças públicas enfraquecidas da Tunísia.

O Chefe de Estado Said afirmou que a Tunísia, que aceita a cooperação, não aceita nada que se assemelhe a esmola ou a caridade (...) e rejeita o que foi anunciado nos últimos dias pela União Europeia.

A recusa, prosseguiu, "não se deve ao facto de a quantia ser pequena", até porque "nem todos os tesouros do mundo valeriam um pingo da soberania (da Tunísia)", mas sim ao facto de "esta proposta contradizer o memorando de entendimento que foi assinado" em Julho.

Ainda no período em análise, mereceu realce o abate, na África do Sul, de cerca de 2,5 milhões de galinhas, num esforço para conter dezenas de surtos de duas estirpes distintas de gripe das aves.

Mais de 205 mil galinhas morreram de gripe das aves em pelo menos 60 surtos distintos em todo o país, mais de metade dos quais na província de Gauteng, que inclui a maior cidade do país, Joanesburgo, e a capital administrativa, Pretória.

Para garantir aos consumidores um abastecimento suficiente, o governo sul-africano está a acelerar a concessão de novas licenças de importação de produtos de outros países, segundo anunciou o ministro da Agricultura, Thoko Didiza.

Na semana que hoje finda, o secretário executivo em exercício da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), António Pedro, defendeu mais investimento dos governos em educação e numa força de trabalho produtiva para garantir crescimento e desenvolvimento industrial no continente.

O responsável avançou que para que o continente crie um conjunto de competências abrangente e adaptável, é necessário dar prioridade a certos pré-requisitos, tais como uma melhor afectação orçamental para a educação e formação técnica orientada, bem como garantir um ambiente político favorável.

António Pedro, que falava durante os encontros laterais que a UNECA realizou em Nova Iorque, à margem da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, frisou que a substituição de capacidades através da assistência técnica e da utilização de consultores externos, prestadores de serviços e outras formas de aquisição de capacitação permite que as competências industriais sejam rapidamente mobilizadas para o arranque de projectos.

Na mesma vertente, os técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendaram aos países africanos a implementação de estratégia abrangente, incluindo austeridade orçamental e reestruturação da dívida, para evitar preocupações sobre uma crise da dívida soberana na África subsaariana.

A análise da equipa do FMI mostra que a maioria dos países na região vai precisar de reduzir os seus défices orçamentais nos próximos anos, para a média dos países, o nível do ajustamento será de 2 a 3% do PIB, mas este ajustamento parece exequível dada a experiência histórica do passado, já que a maioria dos países da África subsaariana melhoraram o seu défice primário (sem juros da dívida) em 1% ao ano durante dois a três anos.

Foi igualmente destaque no período em análise, a visita do Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, a Cabo Verde, destinada à abertura de "novas avenidas" na cooperação e incentivar os investimentos privados daquele país europeu em Cabo Verde.

José Maria Neves, Presidente de Cabo Verde, lembrou que há mais de 10 anos que os dois países têm uma cooperação no domínio do mar, que querem reforçar.

"Há mais de uma década que temos trabalhado para consolidar uma cooperação muito forte neste domínio. Temos o Centro Oceânico Oceanográfico do Mindelo, temos muitas acções de investigação ligadas aos oceanos e a toda a problemática atmosférica", referiu.

O noticiário africano da ANGOP destacou também a aceitação pelo Níger da proposta de mediação da Argélia para promover uma solução política para a crise nigerina.

“O governo argelino recebeu, por intermédio do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Níger, a aceitação da mediação destinada a promover uma solução política para a crise no Níger", declarou o ministério em comunicado.

O Níger é governado há mais de dois meses por um regime militar que chegou ao poder após um golpe de Estado que derrubou em 26 de Julho o Presidente eleito Mohamed Bazoum.

Nos últimos sete dias, a comissária da UA para a Agricultura e Economia Rural, Josefa Sacko, anunciou que pelo menos 95 mil milhões de dólares americanos serão empregues, nos próximos três anos, em actvidades prioritárias do Programa Comum Africano de Agro-Parques (CAAP), para fortalecer o ambiente de negócios propício.

A diplomata que intervinha no Retiro Ministerial da UA, na capital rwandesa, disse que o Banco Africano para a Exportação e Importação (AFREXIMBANK, sigla em inglês) assume a liderança na mobilização dos 20 mil milhões de dólares necessários para iniciar o primeiro conjunto de actividades do CAAP.

Segundo a diplomata angolana ao serviço da UA, estes  projectos concretos da organização pan-africana vão permitir iniciar uma “ revolução agro-industrial “no continente, em resposta às ambições estabelecidas na Agenda 2063 da UA. JM





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h49

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h36

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h30

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h27

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h23

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h16

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h12


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+