Maputo - Pelo menos 12 pessoas morreram e outras seis ficaram feridas nesta sexta-feira devido a um acidente de viação, no distrito da Manhiça, ao longo da principal estrada moçambicana, anunciou fonte oficial.
O sinistro envolveu um carro de transporte de passageiros e uma viatura de mercadorias.
O acidente ocorreu em Maluana, ao longo da Estrada Nacional 1 (EN1), que há um ano foi palco do acidente de viação mais grave de sempre registado em Moçambique, com 32 mortos.
Hoje, segundo a polícia, o excesso de velocidade e ultrapassagem irregular por parte do veículo de pssageiros terão causado o acidente.
Dos feridos, quatro foram transferidos para o Hospital Central de Maputo e dois, entre os quais uma criança, encontram-se no Hospital Distrital da Manhiça, disse Juvenal Sigaúque, chefe do posto administrativo da Maluana.
No mesmo local de hoje, 32 mortos morreram há um ano quando dois camiões e um autocarro se envolveram numa ultrapassagem irregular.
Em novembro de 2021, outras 17 pessoas faleceram no mesmo distrito, num acidente entre transportes de passageiros.
No dia 22 de Janeiro deste ano, 28 pessoas perderam a vida nessa estrada na província da Zambézia, centro de Moçambique, num acidente que envolveu um veículo de mercadorias e um ligeiro de transporte de passageiros.
Os índices de sinistralidade rodoviária em Moçambique são classificados como dramáticos por várias organizações.
As autoridades moçambicanas têm apontado o excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool como as principais causas dos sinistros.