Pretória (Da correspondente) - O governo da África do Sul, através do Departamento de Relações Internacionias e Cooperação ( DIRCO), condenou os actos de terrorismo ocorridos na cidade portuária da Arabia Sudita, Jeddah.
Em nota oficial tornada pública hoje (segunda-feira), o DIRCO sublinha ter notado com preocupação, o ataque contra uma instalação petrolífera naquela cidade, aos 23 de Novembro corrente, sendo este o segundo acto bárbaro que teve lugar ao longo do mês que hoje termina.
A ministra das Relações Internacionais e Cooperação, Naledi Pandor, manifestou indignação com a escalada de violência na região durante a semana finda, afirmando que “a África do Sul condena o terrorismo em todas as sua formas”, e apoia firmemente todos os esforços da comunidade internacional para combater este mal no âmbito das Nações Unidas”.
Para Naledi Pandor, “tais eventos são uma afronta a prosperidade da região e apenas procuram desestabilizar os desenvolvimentos positivos que têm sido feitos na iniciativa de mediação e paz das Nações Unidas”.
A chefe da diplomacia sul-africana acrescentou que o seu país “percebeu a contenção demonstrada pelo Reino da Arábia Saudita ao não retaliar, e fazer uso das vias disponíveis no sistema internacional para resolver estas preocupações”.
A ministra Pandor concluiu que um processo de paz liderado pela região é a única solução para uma paz duradoura.