Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

AIPEX celebra cinco contratos valorados en más de USD 439 millones

     Economia              
  • Luanda • Lunes, 14 Octubre de 2024 | 17h07
Notas de dolar
Notas de dolar
DR

Luanda - La Agencia de Promoción de las Inversiones Privadas y de las Exportaciones (AIPEX) firmó, este lunes, en Luanda, cinco contratos de intención de inversión, por valor de 439 millones de dólares, 477 mil 165 dólares, para los sectores de pesca, construcción, agricultura y transporte.

A concretização desse investimento, de iniciativa de vários parceiros nacionais e internacionais, permitirá a criação de mais de 1 400 novos empregos.

Dentre os cinco contratos rubricados, destaca-se o do grupo empresarial AD Ports, focado na reabilitação e modernização do Terminal Polivalente do Porto de Luanda e o projecto da Unicargas Noatum Angola - Logística e Serviços Transitários, com cerne na prestação de serviços de logística, transportes rodoviários e serviços transitários, com um investimento de 31,5 milhões de dólares em Luanda, prevendo a criação de 39 empregos.

Esses dois investimentos, avaliados em 289,4 milhões de dólares, fortalecerão o Porto de Luanda e criarão mais de 125 empregos directos, que serão acrescidos aos 639 já existentes.

Outro projecto relevante é o da Safcomex Investment Group, que já opera em Angola na produção de ovos, com um investimento de 60 milhões de dólares, vocacionados à produção e abate de frangos, criando 600 novos empregos directos, em Luanda.

Já o projecto Salina-AMT (Angola) Trading, num investimento de 49 milhões de dólares, visa a produção de sal e criação de 640 empregos, em Benguela.

Por outro lado, a empresa MCA Angola 2 Sustentabilidade, localizada em Luanda, conta com um investimento de 40 milhões de dólares e criará 120 empregos.

A propósito desses projectos, o administrador-geral adjunto da empresa Safcomex Investiment Group, Fares Sibaiti, fez saber que o contrato assinado vai permitir a sua empresa aumentar a produção de ovo de 50 mil para 850 mil por dia, até final deste ano.

Adiantou que já estão localizadas as três parcelas de terreno para a expansão desse projecto, na localidade de Mazozo, município de Icolo e Bengo, em Luanda.

Por outro lado, o representante da Noatum Unicargas Logistics, Rui Chumbo, disse que a empresa dispõe de um financiamento global de 290 milhões de dólares, separados em duas áreas distintas, uma de terminal e outra de logística.

Avançou que os contratos prevêem, no caso do terminal, uma reformulação do actual terminal da Unicargas, que vai permitir a atracação de navios de grande porte e possibilitar Angola ter uma nova infra-estrutura capaz de responder eficazmente aos desafios actuais e do futuro.

Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Arlindo das Chagas Rangel, mostrou-se satisfeito com os contratos assinados, por dar a liberdade ao investidor de fazer reinvestimento e repatriar os seus dividendos, no quadro da Lei do Investimento Privado.

Referiu que as referidas intenções resultam da segurança e oportunidade que Angola oferece aos investidores.

Por seu turno, o secretário de Estado para Florestas, João da Cunha, disse que os acordos vão permitir produzir mais frango e reduzir, substancialmente, as importações deste produto, que anualmente custa mais de 400 milhões de dólares para sua importação.

Já o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, entende que o desenvolvimento das infra-estruturas é um aspecto para alavancar o crescimento da economia nacional.

Recordou que, durante muitos anos, o Estado investiu directamente em infra-estruturas, tendo chegado o momento de se atrair e criar as condições óptimas para que o sector privado possa fazer a sua parte. HM/QCB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+